domingo, 20 de abril de 2014

A Procissão do Enterro - Sexta Feira Santa, Viseu



Há mais de 40 anos que não assistia,   a chamada procissão do enterro,  na  noite de sexta  feira santa.

Tenho na memória todos estés eventos  e rituais  que fizeram  parte da minha infancia, adolescencia e educação.

Chego  mesmo  a recordar os cheiros  muitas vezes agradáveis e associados  a cada uma  destas  solenidades  ou  eventos.

Este ano, estou em Viseu, vim visitar, nestes dias de  pausa,  o  meu Pai.

Ontém  á noite,  depois de jantar,  saí  da  Pousada,  o antigo Hospital de São Teotónio,  local  onde nasci,  agora  uma das Pousadas de Portugal,  desci  ao  longo  do  Café Paladium,  que  tanto  frequentei  nos  meus anos de Liceu  em  Viseu, cheguei ao Rossio  e deparei já com  muita gente á espera da saída da Procissão da Igreja dos Terceiros  para se dirigir á Sé de Viseu.

Ainda subi  a  longa e ingreme escadaria da Ordem Terceira  e fui  ver,  no  interior,  o ambiente, recordar e avivar  memórias  antigas  e  ver os preparativos  para a procissão.

Depois,  vi, já cá em baixo no Rossio,  a saída da procissão  e  enquanto que  ela se dirigia para o largo de Santa Cristina, Rua Formosa e subia para a Sé,  eu,  fui logo para lá,  apreciei  a Catedral  ainda quase vazia,  e  esperei  pela chegada.

mas,  no íntimo,  fui  á espera  de  voltar a saborear  o cheiro  que tinha na memória  do  rosmaninho  com  que imaginava o chão da Sé estivesse coberto. Mas isso, já não  há.

Uma senhora conversadora  contou-me e fez-me lembrar que  o rosmaninho  era posto nas igrejas na noite da chamada "visita "  que  ocorria  na quarta feira  da semana santa.
Mas,  como  me disse,  há anos  que deixou de haver.
Avivei  a memória e recordo, realmente, que havia um destes dias em que as pessoas,  depois do jantar, iam  de igreja em igreja, todas elas bem  engalanadas,  num ritual de visita  a todas as igrejas.







Interior da Igreja dos Terceiros


Saída da Procissão
Rossio  de Viseu


Saída da Igreja da Ordem Terceira












Os Escuteiros,  ou  SCOUTS,  sempre ocuparam,  agora e quando eu era miudo, um papel  muito  importante na organização destas cerimónias.




A Sé  de Viseu


A Igreja da Misericordia de Viseu



interior da Sé de Viseu

Sé de Viseu  e  andor  do  Senhor dos Passos




Igreja da Misericordia e chegada da Procissão á Sé de Viseu












Entrada da Procissão  na sé de Viseu ( Catedral)



Sé Catedral  de Viseu
A Estátua  e  o  largo  de  D. Duarte

Sem comentários:

Enviar um comentário