terça-feira, 27 de junho de 2017

A FINAL ANTECIPADA

Parem !
Pensem !
Deixem de ser macacos de imitação !

Á medida que as competições internacionais que ainda decorrem se vão aproximando do seu final, é cada vez mais frequente ouvir fala de jogos apelidados de "FINAIS ANTECIPADAS" .

E isto vem de profissionais da palavra, da imagem, das televisões e das rádios, profissionais do desporto, do futebol.

È sabido que numa final, mesmo as equipas á partida tidas por mais fracas, com menos hipóteses de ganhar, se agigantam, vão buscar recursos onde nunca se imaginaria que pudessem encontradiços-los, os atletas, isoladamente, procuram aproveitar a oportunidade tantas vezes única para mostrar o seu valor, a sua arte e criatividade, e, em simultâneo, os conjuntos, as equipas, seguem-lhes o exemplo.

Daí que não haja vencedores antecipados, numa final.
Há maiores ou menores probabilidades de determinada equipa, pelos valores que tem, poder vencer, mas... uma final, é uma final.

Portanto, é um disparate total ouvir o que tenho ouvido, de grande parte dos profissionais, comentadores e animadores desportivos, referindo-se a um ou outro jogo que aí estão a caminho, como "uma final antecipada" .

Isso não existe, rapaziada !

Não existe por definição e pelo que final a final não importa em que país, continente, campeonato ou torneio, sempre temos visto.
E, aí, temos o verdadeiro encanto do desporto, no caso, do futebol que é o que agora está em causa.

Parem com o efeito de imitação, com a cópia fácil de dizer o que pensam ser o obvio, de negarem o que fora desse registo dizem. Que um jogo é um jogo, não há vencedores antecipados, uma final é uma final, e é para se jogar.

O que mais me espanta é ouvir falar na tal "final antecipada" a profissionais com pergaminhos.
Não é. Isso, não existe.
Ça, n'existe pas !

Sem comentários:

Enviar um comentário