quinta-feira, 8 de março de 2012

Em nome da Verdade - Deputados Europeus prestigiam, de facto, Portugal.



Ideias feitas são ideias feitas e poder-se-ia colocar aqui um ponto final.
Mas também pode acontecer não querermos ficar pela constatação singela. Ou por não concordarmos com a ideia feita e  entendermos que é posivel corrigir a ideia que se propaga, ou por acharmos que devemos contribuir para que se corrija. Ou ainda,  pondo  de parte qualquer dever, querermos mesmo tentar corrigir uma ideia que se propaga.

Estou com a última alternativa. 

Fui despertado, ou motivado, a insurgir-me  contra  ma certa ideia  feita  ao escutar, sem querer mas sem puder evitar, uma conversa de frases feitas, daquelas que não acrescentam nada mas aprofundam e solidificam ideias feitas que ficam na moda dos ouvidos e das linguas conspurcadas de  certos  amigos de ocasião, de  conhecidos de semanas atrás de semanas na rotina das viagens, dos pequenos almoços rápidos na pastelaria perto do emprego, nos transportes, em qualquer lado. 

É  segunda-feira  e  estou  a  viajar  de  Lisboa  para  Bruxelas,  no  primeiro avião  da  manhã. Ainda  há pouco, num espaço do aeroporto,  ouvi comentários feitos  de frases   feitas  e palavras  repetidas sobre a falta de mérito dos politicos, dos nossos e dos politicos dos outros, de todos eles, pois é muito comum dizer-se que são  todos iguais,  todos sem qualidade, trapaceiros,  sem valores, enfim, uma escória.




E foi pela tal ultima alternativa, simplesmente porque quero, por me apetecer, que comecei a juntar estas palavras.
Muito, também, por não concordar, mesmo nada, com o que ouvi e tomava, ainda no ar, tons de verdade inquestionável.









Falo  pelo que conheço,  temos, sem  dúvida  alguma,   pessoas de qualidade imensa a representar o País externamente. Falo, obviamente, dos politicos portugueses no Parlamento Europeu. Penso que era a eles que a conversa feita de frases feita se referia, esta manhã, no aeroporto de Lisboa,já que estavam ali alguns dos nossos Deputados europeus,  á espera,  como  eu,  do voo para Bruxelas, por acaso, meia hora atrasado.








Em nome de toda a verdade, devo dizer que tem sido para mim um enorme previlégio viajar nos últimos seis anos, com regularidade, com muitos deles. Ao contrário do que possa tornar-se moda e encher o ego de quem diz mal - não podemos esquecer que o simples facto de dizer mal coloca, implicitamente, quem o faz num pedestal de pretenso sabedor, conhecedor da virtude, do como se faz ou se deve fazer, de ego cheio -  trata-se, nos casos que melhor conheço , de pessoas excepcionais. Em conhecimentos, capacidade, vontade de trabalho, qualidade e quantidade de trabalho produzido. 
Muitos deles, amavelmente, enviam-me, muitas vezes, textos e poições que vão publicando.
Muitas vezes, também, vou eu procurar ás suas páginas na web, para meu conhecimento e suporte de trabalhos que tenho  de fazer. Gente com muito valor, do melhor que temos por cá, independentemente das áreas partidárias, raizes ideologicas ou familias politicas. 
Para mim, é assim mesmo. Exactamente assim.

É um previlégio enorme, uma fonte de aprendizagem muito grande, um prazer realmente bom o convivio com tantos dos nossos Deputados Europeus.

Tenho, de entre eles, um "nucleo duro" , aqueles com quem viajo com maior regularidade.
Falo de Carlos Coelho, Maria do Céu Patrão Neves,  Edite Estrela, Ana Gomes, a Professora Maria da Graça, Vital Moreira, Correia de Campos, Capoulas Santos, o 
Médico e Deputado Mario David, o Miguel , o excelente Miguel Portas do Bloco, ..., Elisa Ferreira e Diogo Feio, dois dos nossos nortenhos, excelentes, excelentes, em trabalho, cidadania, simpatia, conhecimentos, atitude, todos eles !




E que saudades da companhia e das conversas, dos seus livros, inclusivé, do Vasco Graça Moura... !

... ,   ... ,  que me desculpem todos os outros pela omissão mas estes são os meus Deputados, os meus " passageiros frequentes" ,  de  quem  vou  com  frequência  buscar  textos  e  trabalhos  ás  suas  páginas,  por quem tenho uma estima e amizade que o é, de facto.

Porque me sinto muito melhor, por querer, porque me apetece, quero contribuir para desfazer ideias feitas que estão muito erradas.
É muito bom poder dizer bem, falar e escrever positivo sem que possa haver a minima ideia de bajulação, de , por qualquer forma, ficar a esperar qualquer coisa em troca. Falar na verdadeira acepção de um almoço gratis, que dizem que não há, mas há.

Com a relatividade de tudo neste mundo, e se calhar em qualquer outro, se os houver, não preciso já, felizmente, nesta fase da vida, de favores de qualquer um deles. Vivo para me afirmar, aos olhos dos que me são queridos e a quem devo dar a minha imagem como referência futura, de Valores, honestidade, rigor, rectidão, cidadania, já não para ter mais nada mas para ser muito mais isso mesmo.
E, todas estas pessoas que citei, contribuem, e muito,  para isso.
Obrigado e até breve. 
Vamos preparar para aterrar e vou desligar esta máquina.
Abraço a Todos   e  continuação  de  muito  bom  Trabalho. é que,  se  houver  trabalho,  melhor  ou  pior  que  possa  ser,  já  lá  dizia  o  Marx,  ... ,  o  Capital  acabará  por  aparecer e isso  é  bom  para  fazer  crescer  as  economias e ...  para  ir  á  praça  comprar e pagar  os  melões.
Bom  trabalho,  Boa  Semana.

Sem comentários:

Enviar um comentário