domingo, 5 de maio de 2019

Avós são pais a dobrar !


Sempre ouvi os irmãos de minha mãe, as minhas quatro tias e os meus dois tios tratar a minha avó materna  por Mamã.
Era um tratamento  tão frequente que mesmo muita vizinhança  e pessoas conhecidas se referiam à minha avó materna pela Mamã.

Muitas vezes ouvi de minha avó materna dizer que avós, são pais duas vezes.

Só não digo que minha avó foi, de facto, minha mãe duas vezes porque estaria a diminuir o quanto minha Mãe o foi.
Mas, com esse desconto, posso admiti-lo. Pelo carinho que sempre me dedicou, pelo amor que sempre demonstrou ter-me, por tudo, tudo.

Ficava triste se eu não estava bem, feliz se eu também estava.

Recordo algumas vezes em que  acompanhei a minha avó Margarida  a Santa Comba Dão, apanhávamos o comboio no apeadeiro de Vildemoinhos, os dois. Ia fazer uma visita à D. Marta, a irmã de Salazar de quem era amiga.  Ainda eu não andava sequer na escola primária. Lá lanchávamos e regressávamos ao fim da tarde. A menos que a D. Marta dissesse à amiga Margarida que o irmão vinha aí a caminho. Também recordo a situação. E, então, apressava-se a visita para não haver encontros.

Terão sido as minhas primeiras actividades políticas, creio  eu, agora.
Mesmo tendo sido pela mão de minha Avó, não fiquei convencido.
Claro que as pessoas, tanto a  Senhora como minha avó, eram simplesmente boas, sem nada ter a ver com a política. Mas não deixa de ter a sua graça.

No dia da Mãe, em 2019, saudades, DUAS VEZES como ela diria e quereria, de minha Avó.
Beijinho e agradecimento, duas vezes, pois então!




Sem comentários:

Enviar um comentário