quarta-feira, 25 de julho de 2018

Enormes, enormes, grandiosos textos os de Helder Costa para os Encontros Imaginários de A BARRACA !

È  sabido  que  de quinze em quinze dias, se estou em Lisboa,  vou  à  Barraca  ver e até participar nos Encontros Imaginaros,  uma criação admirável e valiosíssima  do meu amigo  Helder Mateus da Costa, um dos Bons Malandros como eu, o Antonio Baptista Lopes, o Zaluar, Helder Reis, Vasco lourenço, Carlos matos gomes, Vera Jardim, joão soares  e tantos, tantos outros.

Fiz já alguns personagens,  o Ultimo imperador Japonês em  que  tive  a contracenar  comigo Vera Jardim como Berlanga,  fiz  Pétain, um  ilustre colaboracionista francês,   em  que tive  a contracenar  o meu  muito amigo Elisio Sumavielle  como  Cardeal Richelieu, e  vários  outros encontros.



A Barraca é uma parte visivel da tenacidade, espírito de sobrevivência e capacidade de luta dos Artistas portugueses mas também da cultura, da democracia e liberdade de expressão no pós 25 de Abril de 1974. 
Cada ano, cada mês, cada dia, A Barraca e os que a fazem viver, dão uma lição de tenacidade e vontade de vencer com gritos espaçados, por vezes acontece, de NÃO DESISTIREMOS ! 
Sempre que vou à Barraca, sinto-me verdadeiramente em casa, num sitio familiar, amigo, fraterno, ..., em LIBERDADE !
Para ver, ouvir, dizer, o que cada um queira partilhar.
E a qualidade artistica, intelectual, cultural, profissional e HUMANA, é uma marca da Companhia.
Obrigado à Barraca, á amiga Maria do Céu Guerra, ao Helder Mateus da Costa, a cada um e a todos, ... por tudo o que nos dão.
Viva a Barraca, viva a Republica e viva Lorca, pois então !


Na passada  segunda feira  os Encontros imaginários tiveram  a participação da minha amiga e companheira de tantas viagens Ana Gomes, Deputada Europeia,   como Alexandra Mikhaylovna, o General Carlos Matos Gomes, militar de Abril, como Cecil Rhodes  e Manuel Estevão  como  Nelson Mandela. 
Divertimo-nos sempre imenso!








No Encontro  anterior  tinha estado  um também  meu  amigo e Campeão, Marco Chagas, vencedor de voltas a Portugal!


Sempre procurei  ter Valores condizentes  com  o que digo  ser,  fraterno  nos momentos difíceis e nos mais alegres,  nos momentos de grandes lutas e nos de afirmação dos nosso ideais e  de exaltação e partilha de alegria, festança  e felicidade, tanto quanto possa  ela  existir de facto.

E é por isso que faço  das segundas feiras de Encontros Imaginários  um pouco  de afirmação e partilha, pro bono,  como diz  o outro, do que  de  positivo consigo  tirar do  meu  esqueleto, coração e massa cinzenta!

E, se mais não  consigo,  deixo  a essa Enorme Escola e Instituição  onde a Cultura se pratica e se partilha com quem  a  procura,  a Barraca, as minhas gargalhadas  ás vezes comedidas, outras mais estridentes  e  as fotos  que sempre, toda a vida, me deram enorme prazer  a tirar.  

Bom,  como se terminavam as cartas em tempos  da minha juventude,  “ aproveito  o ensejo  para  apresentar a V.Exas.  …” , não, não  apresento respeitosos cumprimentos nem larguras, deixo-vos o meu Abraço amigo  e sempre, sempre  extensivo  a todos quantos dão  ao  Helder, à Céu Guerra e à Barraca,  o  mais pequeno estimulo, ajuda ou  incentivo  num  singelo aplauso.
São   todos,  Gente da Nossa !.

Carlos Pereira Martins  
(Consumidor de bom teatro e amigo  dos que, ando  o acesso à Cultura)

Sem comentários:

Enviar um comentário