terça-feira, 30 de dezembro de 2014

CRETA - Almoço tradicional nas Montanhas Brancas


É considerado o melhor restaurante de Creta, no sentido de melhor preparar a verdadeira comida tradicional da ilha. Foi também aqui, neste lugar, nesta antiga taberna, que, em 1905,  se iniciaram as conspirações  que levaram á revolução que  permitiu a Creta passar do  domínio  turco  para a Grécia.

A refeição inicia-se com a tradicional salada grega,  sempre com muito queijo  feta.

O primeiro   azeite , a nata do azeite, que começa a escorrer antes que o fio continuo  resultante da espremedora da azeitona , no lagar, saia, é aqui servido para molhar o pão, durante a refeição.  Um  paladar divinal.
Depois,  muitas e muito variadas iguarias,  como  estes fritos, uns de espinafres, outros de variados legumes e outros  com carne.
Assim como  no caso do azeite falávamos do primeiríssimo  que escorria como se de uma nata se tratasse,  também  este  "quase creme"  que  é colesterol  puro,  é  a  "nata"  do  queijo.  É comido á colher, molhado no pão, saboreado com tempo.
Quando o cordeiro, ou borrego, é cozido, a água que fica á superfície, tem uma camada de gordura que lhe dá  muito  sabor.  Com essa água é cozido este risoto, um arroz comido á colher, sem acompanhamento.  Mais colesterol quase puro...e a conclusão de que a cozinha mediterranica,... é chão que dá uvas apenas  nos compendios e em certas teorias.
Cabrito  assado,  com  batatinhas, faz lembrar o de Trás - os - Montes.
O  cordeiro  ou borrego, cozido mas com especiarias á mistura, e muito limão para cortar a gordura, de contrário ninguém  o poderia comer assim,  é servido  por várias vezes, ao longo da refeição.

Aliás,  é muito intercalado, o cabrito assado e o borrego cozido,  com muito limão, insiste-se.






A  fruta é muito singela, maçãs, nesta época do ano, e pouco mais.
Mas não há refeição tradicional sem o "USO",  a bebida típica, muito alcoólica, grega .

E,  para fechar o repasto,  um  café  grego,  muito espesso, meia cozedura e meio açucar.

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014


Resposta ao que me aconteceu enviada de Luanda, por um piloto que é meu filho : "se não houvesse pilotos responsaveis e companhias sérias, já não estarias a ler este email."
Tecnicamente perfeitos os comandantes e a companhia  que era a grega Aegen.

Caríssimos,
Na quinta feira,  dia 11, levantei-me ás 4.15 da manhã para apanhar, em Lisboa,o avião das 7 horas para Frankfurt, apanhar depois outro para Atenas e, por fim, ás 17.30 h, outro  ainda  de Atenas para Creta, Chania, destino final.
Tudo bem, só que todo o dia a viajar e com muito sono pois tinha vindo na vespera de Bruxelas.
17.30 h - Embarque em Atenas para Creta  e ,  depois de quase 50 minutos de voo, tempestade, raios, saltos do avião e o comandante resolve voltar pra Atenas . Espera até á meia noite e voo cancelado, continuava o mau tempo. Deram-me o Hotel Sofitel, mesmo em frente do aeroporto mas, só para atravessar a rua, fiquei encharcado … em cima de uma pneumonia recente !
O Presidente do Comité, que não ia nesse meu voo mas tinha acabado de chegar de Bruxelas, marcou o voo das 10 h do dia seguinte, para Creta, outros também, mas eu, como ia fazer a cooordenação do painel da manhã, marquei o voo das 5,15 horas !.
Dormi da uma da manhã ás 3.15 horas. Voo das 5 horas, embarque, chegados perto de Creta e ... o mesmo que na noite anterior. Só que, desta vez, mais horroroso e perigoso. Gritos, saltos, avião de lado…volta para Atenas.
Pedi á Lufthansa que me desse o regresso a Lisboa, o mesmo percurso do dia anterior pois já não iria a tempo de falar em Creta nessa manhã e nesse dia.
Estava quase já feita a alteração e…o Comandante comunica que há uma aberta no tempo. Saida ás 9 da manhã de Atenas e chegada, sãos e salvos, a Creta por volta das 10 h e picos.
Tudo isto, em cima de uma pneumonia recente que ainda vai na cura...!

Fiz a coordenação do painel me me estava atribuido, faltou um orador mas consegui tê-lo por skype, funcionou menos mal e, felizmente, fui bastante elogiado. Deve ter sido por estar meio adormecido e não se notarem as asneiras…!

Abraços a Todos

Carlos Pereira Martins
 

Carlos Pereira Martins
Conselheiro - Member


Don Florentino Pérez ofereceu-me, com a sua dedicatória personalizada, uma camisola de jogo da Final da Champions em Lisboa

 O meu muito ilustre Amigo D. Florentino Pèrez, Presidente do Real Madrid, 
teve a amabilidade, uma vez mais, de me presentear com uma camisola dedicada e por ele assinada, da final da Chamipons, em Lisboa.
 Fiquei, obviamente, extremamente  emocionado quando a recebi, e ficou junto de uma bola da Final Feminina realizada no Estádio do meu Beleneses, quando eu era ainda Presidente da AG do Clube, que me foi entregue, também há dias, por Michel Platini, Presidente da UEFA.







SMART ISLANDS - Parecer do CESE e Audição Pública em Creta, Chania














quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Don Giovanni, na Opera de La Monnaie



 Mais uma produção  muito fora do comum ou do clasico que a Opera de La Monnaie apresentou deste Don Giovanni.
 
 De inicio, houve como que um resumo do argumento através das vozes e interpretações dos artistas colocados nos dois camarotes, um de cada lado, à boca de cena.
 
 Enquanto isso,  no  palco, passavam imagens ora directas ora filmadas antes, dos acotres dos camarotes. Mas, a partir de certa altura, o flme  quase tocva , ou tocava mesmo, o pornogràfico, com os corpos nus enrolados, bocas coladas e sexos aparentemente bem aconchegados.




 Depois, a acção passou para o palco e, ai,  muitos mais corpos nus de autenticas belezas, esculturais, provocantes, sensuais.
 
 Belissima interpretação musical, como é habito em La Monnaie e  uma opera muito bem cantada mas , segundo os comentàrios que nos intervalos   se ouviam de todos os lados,  muito  avant garde ...

domingo, 30 de novembro de 2014

Xutos e Pontapés - Livro apresentado por Jorge Sampaio



  Com  o  meu amigo Zé Pedro, um nome de referência dos Xutos !



 Os Xutos com o Dr Jorge Sampaio
 Com  outro amigo dos Xutos, o TIM !