Visitar a rua Jinli é sempre um paseio muito agrdável e compensador.
Toda esta área foi refeita depois da destruição que os primeiros anos de regime comunista acabou por ditar , não só aqui mas em muitas cidades chinesas.
Nos primeiros anos da revolução , os soldados vermelhos deitaram abixo muitos palácios e edifícios dos antigos imperadores, o que se revelou uma pena irreparável.
Mas, aqui, foi reposta a tradição e é comum os locais virem passar umas horas, passear, fazer compras nas muitas lojas tradicionais e tomar um bom chá com os preceitos chineses.
Foi isso que acabei por fazer nesta manhã de domingo em Ghengdu, um bom chá de jasmin,feito por mãos de quem sabia, um aroma espectacular e um preço que em portugues se diz " da chuva"
São muitos os locais que convidam a um registo para a memória ou para mostrar aos amigos, nesta bonita rua jilin.
Nas primeiras vezes que isto aconteceu, fiquei muito surpreendido mas, depois, entendi que eu, ali, era talvez o único europeu, ocidental. Por isso, as jovens, as menos jovens e até um marido, me pediu se podia tirar uma fotografia com a sua mulher.
Os verdadeiros Dim Sum que rareiam na Europa, encontram-se aqui com frequência e seria uma pena não tirar partido disso.
Entradas de lojas ou de pequenos tempos ou espaços que, sendo laicos transmitem a beleza do suposto sagrado, estão por todo o lado.
Entradas que escondem verdadeiros tesouros para os olhos e amuletos que prometem sorte e riqueza, abudam na Rua jilin.
Sem comentários:
Enviar um comentário