sábado, 23 de janeiro de 2016

A evolução do futebol


É absolutamente notória a evolução registada na prática do futebol desde os anos em que me deliciavam os golos históricos de Matateu, a arte subtil e sempre leal dos cortes de Vicente Lucas, para citar dois irmãos ainda hoje lendas do futebol português, ou da valente chuvada que apanhei até aos ossos no "velho" Estadio da Luz, para ver um jogo também histórico que colocou de um lado Eusébio da Silva Ferreira e do outro Johan Cruift !  Água até aos ossos mas, valeu bem a pena uma semana de constipação, a seguir.
O futebol evoluiu nos métodos, técnicas de jogo, preparação dos Atletas, técnicas de treino, infraestruturas, condições e comodidade oferecidas aos espectadores e aos Técnicos e Jogadores. É incontestável e ainda bem.
Mas, registo aqui alguma perplexidade que tenho contido já há algum tempo e, hoje, passa ao domínio publico.  Um público restrito aqui aos meus amigos no facebook.
Saúdo a evolução acima descrita mas, agora, referir-me-ei  a uma evolução verbal, por vezes disparatadamente pretensiosa que acaba por confundir e não prestigiar nem o futebol e quem o segue , nem quem dele faz profissão jornalística.
Vamos aos factos:
- Antigamente, um jogador entrava para jogar na equipa inicial, era ou não titular, iria ou não jogar. Há uns tempos para cá,  e  tem vindo a fazer escola, ridiculamente, para os meus ouvidos, um Atleta "VAI A JOGO". Começou a ser usado por um comentador, agora é o dia a dia. Nos tempos que referi, os toiros iam á praça, e ainda vão aqui ao lado no Campo Pequeno, e os Jogadores iam "JOGAR"  ou ficar no banco.
- Começou também por ser um jornalista supostamente mais erudito do que aquela "malta"  que só comenta futebol e faz relatos,  agora, já são muitos e até Técnicos  usam  o "quiçá" a torto e a direito. fica um pouco ridículo embora esteja de acordo com o dicionário da língua portuguesa !
- Outra  expressão que fez "escola" foi o "desfrutar".  Vão e desfrutem,  quase ao jeito bíblico, "ide e multiplicai-vos" !
Soa tanto pior quanto, na maioria dos casos, vem a seguir a um pontapé, bem para as nuvens,  na gramática da língua  portuguesa.
Ainda por cima, para agravar, hoje mesmo, ouvi num canal desportivo de televisão, um ilustre  jornalista  desejar que os jogadores "desfrutam"  do joga, em vez de desfrutem, obviamente.
Sinceramente, é pena que , nos vários canais, não haja alguém que reveja os programas posteriormente e possa alertar alguns profissionais para estes erros, no meu tempo de escola, chamados "de palmatória".
Por ter um coração Belenenses, embora muito respeite  todos os outros Clubes e admire a nobreza e os contributos de todos eles, ao longo dos anos, para formar Homens e para nos proporcionar bons momentos de lazer e a PAIXÃO indispensável á vida de cada um,  vejo sem me pregar absolutamente no televisor alguns programas com Comentadores , os chamados painéis. Mas, tudo aquilo ou a maior parte, me passa um pouco ao lado  pois  fica restringido a  três Clubes. Mas confesso que me dá gosto ouvir o rigoroso, objetivo e apaixonado Miguel (FCP), o meu amigo,  excelente e corretíssimo António Simões (SLB),  igualmente  em qualidade, saber e objetividade  o Rudolfo (FCP)  e o  meu bom amigo e igualmente de grande saber e qualidade  Augusto Inácio, que já passou pelo comando da Equipa do Belenenses.
Mas, com as minhas desculpas a todos estes, pode o assunto em discussão em dado momento  não me prender por dizer respeito a questões e intriga jornalística sobre algum desses Clubes , mas quando fala o Rui Oliveira Costa, ... ,  paro mesmo para o ouvir  !
Talvez ainda venham a concluir que, naqueles painéis, fará falta, a bem do contraditório, uma voz independente daquele grupo tão restrito, uma voz, por exemplo, do Belenenses.
Bom fim de semana desportivo e um abraço, neste caso, Belenenses, para todos.

Carlos Pereira Martins - ex Presidente da AG do CF"Os Belenenses"

Sem comentários:

Enviar um comentário