segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015
segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015
50º aniversário do assassinato pela PIDE do General Humberto Delgado
Foi há cinquenta anos atrás, no dia 13 de Fevereiro de 1965, em Espanha, junto á fronteira com Portugal que uma brigada da policia política portuguesa, a PIDE, assassinou , atraindo-o para uma cilada, o General sem medo, Humberto Delgado, e a sua secretária Arajaryr Campos.
(com Iva Delgado antes da cerimonia do São Jorge)
Humberto Delgado tinha desafiado o regime ditatorial de Salazar nas eleições presidenciais de 1958, mobilizando o país de norte a sul, com manifestações até aí nunca vistas, triunfais e de massas nas ruas, nos grandes centros , tendo ficado para a história a chegada ao Porto, frente á Estação de São Bento , a de viseu no Teatro Avenida e o regresso a Lisboa.
Numa das conferencias de imprensa, no Porto, respondendo a uma pergunta de um jornalista sobre o que seria a sua relação futura com Salazar, caso fosse eleito Presidente da República, afirmou : " Obviamente, demito-o", o (Com Iva Delgado, o filho Alexandre Delgado e família tomando um café antes da cerimónia)
que mais deixou furioso o regime e o ditador.
Na passagem dos 50 anos do assassinato, a Camara Municipal de Lisboa promoveu uma cerimonia evocativa, no cinema São Jorge, onde foram lançados dois livros, um a sua biografia autorizada e outro de autoria de sua filha Iva Delgado que viveu toda essa época conturbada junto de seu Pai, Humberto Delgado.
Os 40 Anos do EUROFOUND !
Fo criado em 1975 como uma Agência Europeia com o objectivo de contribuir para um melhor planeamento e melhores condições de vida e de trabalho nos países Membros.
De inicio, apenas pretendia dar contribuições aos decisores, baseadas num melhor conhecimento das matérias sociais e laborais, para melhor definir as políticas sociais.
Passaram-se 40 anos e conta agora com 28 Estados Membros que representam 520 milhões de pessoas mantendo-se válidos os objectivos iniciais, aquando da fundação.
A comemoração dos 40 anos do EUROFUND vão ter como meta a consolidação dos laços e trabalho até agora desenvolvido com os países membros, alargar não só aos governos como aos parceiros sociais e sociedade civil e consolidar uma forte rede de cooperação.
Em 2015, o Eurofund vai promover com a CEDEFOP, Agencia Europeia para o Desenvolvimento e Treino Vocacional, uma importante conferencia internacional sobre as matérias de políticas sociais e emprego.
domingo, 15 de fevereiro de 2015
A Sociedade Civil Europeia visita Ypres, na Belgica, fazendo votos para que os horrores e a guerra não se repitam.
No dia 10 de Fevereiro de 2015, Membros do CESE , da Sociedade Civil Europeia, visitaram o Museu da Primeira Guerra Mundial em Ypres, na Belgica.
Houve várias intervenções e desejos formulados, de Membros com culturas muito diferentes, experiências e línguas maternas muito diferenciadas mas com um sentido comum e , aqui o medo é meu, um receio já notório de que, se nada mais decisivo tivermos o força necessária para fazer, que estes horrores de qualquer guerra, se possam repetir, desta vez, com destruição massiva dos povos, da humanidade e do planeta.
alguém terá dito que , se tivermos uma terceira guerra mundial, a quarta será, por certo, á paulada e á pedrada.
concordo e acrescento ainda: se alguém sobreviver a essa terceira para ensinar, na quarta, como se pega nos paus e nas pedras.
Mais guerras, NÃO ! Viva a Paz e a convivencia pacifica entre povos diferentes que se completam.
Subscrever:
Mensagens (Atom)