Entrada principal de Aushwitz com a célebre frase de hitler, "O trabalho liberta" na fachada
O Campo de Concentração de Aushwitz ficou conhecido por ser o local de extermínio dos judeus praticado pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial.
Desde o momento em que Hitler assumiu a liderança política da Alemanha, o Reich começou a proclamar a necessidade de exterminar alguns grupos indesejáveis da sociedade alemã.
Aqui, o Campo de Bikernau
instabilidade presente na Europa e uma nova guerra mundial teve início. A partir de 1940, os alemães começaram a construir instalações que serviriam como campos de concentração e de extermínio de grupos e de pessoas. Estas instalações foram construídas nas terras polonesas ocupadas pelos alemães, foram três os campos principais auxiliados por mais trinta e nove. Localizavam-se nas cidades de Auschwitz e Birkenau, próximas da capital polonesa Cracóvia.
Os Campos de Concentração de Auschwitz, ou Auschwitz-Birkenau para ser mais completo, tornaram-se símbolos do Holocausto causado pelos nazistas durante a Segunda Guerra. Esses campos recebiam o auxílio de mais trinta e nove.
O campo de concentração Auschwitz I foi inaugurado no dia 20 de maio de 1940, foi o primeiro. Era o centro administrativo dos campos, é nele que se localiza a famosa placa com a frase “Arbeit Macht Frei” (O trabalho liberta). O campo serviu mais para utilização do trabalho forçado, mas foi nele que os nazistas testaram a primeira câmara de gás. O teste inicial com o gás Zyklon B matou mais de 850 prisioneiros polacos e russos, em setembro de 1941. A experiência foi considerada um sucesso no extremínio de pessoas e grupos, como os judeus, e utilizada no campo em 1941 e 1942, além de serem construídas câmaras também em vários outros campos. De todos os prisioneiros que passaram por Auschwitz I, apenas 300 conseguiram fugir. Mas mais de um milhão de seres humanos foram mortos barbaramente neste campo.
O campo de concentração Auschwitz II, construído em Birkenau em 1941 localizava-se a apenas 3 Km de Auschwitz I. O objetivo principal do novo campo era efetivamente o do extermínio. É este o campo mais conhecido pelas pessoas e onde mais se matou pessoas. Era equipado com quatro crematórios e câmaras de gás, as quais podiam receber, cada uma, cerca de 2.500 pessoas por dia. os assassinatos em massa começaram a acontecer no ano de 1942, em Auschwitz II morreram aproximadamente um milhão de judeus e 19 mil ciganos.
Já o campo de concentração Auschwitz III, o terceiro entre os três principais, fui utilizado especialmente para trabalho escravo pela empresa IG Farben. Iniciou suas atividades em 1942.
Os demais trinta e nove campos auxiliares eram relacionados à indústria alemã para produção militar, metalúrgica e mineradora.
Todos os campos de concentração eram controlados e dirigidos pelas SS sob o comando de Himmler. Aproximadamente 7.300 membros das SS trabalharam nos campos de concentração. Quando o final da guerra se aproximou, os nazistas destruíram as câmaras de gás em Birkenau, em novembro de 1944, e no ano seguinte começaram a evacuar os campos, tudo para esconder o que acontecia nas instalações dos campos de concentração. Em 27 de janeiro de 1945, o exército dos soviéticos liberou ainda cerca de 7.500 prisioneiros.
Já depois da visita, um encontro de fraternidade com Lech Walesa, o líder do Solidariedade e o primeiro Presidente da Polonia democrática .
Sem comentários:
Enviar um comentário