quinta-feira, 26 de abril de 2012

Plenária de Abril do Comité Economico e Social Europeu teve saudação ao 25 de Abril


                                                      
Carlos Pereira Martins, Conselheiro portugues no CESE,  fez uma saudaçao ao 25  de Abril e ao movimento dos Capitaes
no inicio da Plenària de Abril, dia 25  na Sala Charles Magne  da Comissao Europeia, em Bruxelas.
 
 
 
"Senhores conselheiros, Caros Colegas,
 
Aproveito estes instantes do inicio da nossa Reuniao Plenària de Abril, agradecendo ao senhor Presidente ter-me dado a palavra,
para vos saudar e relembrar que hoje é um dia historico no meu Pais, para a democracia, os valores europeus e para todos os portugueses.
 
Estando nos nesta Casa da Sociedade Civil Europeia organizada,  nada mais significativo  para evocar o Movimento das forças Armadas
portuguesas, em 1974,  a  chamada Revoluçao dos Cravos,  que permitiu a entrada de Portugal  na Europa, pela mao, o saber e a vontade
politica do  Presidente Mario  Soares, um Amigo  que  muito prezo.
 
Foi  esse Movimento dos  jovens Capitaes  de Abril que  possibilitou que hoje eu aqui esteja a usar da palavra nesta qualidade de Membro de uma
prestigiada Instituiçao Europeia, o Comité Economico e Social Europeu, de que muito me orgulho  e  muito me honra, e  que na cabine portuguesa
os interpretes estejam tambem a desempenhar hoje a sua funçao dando apoio  a  um Membro portugues.
 
Foi o culminar de um regime de ditadura e o restaurar da democracia, da liberdade de expressao, dos direitos fundamentais dos cidadaos e 
também  o dar forma e expressao  à voz e às Instituiçoes da Sociedade Civil. 
 
 
Nas  actuais condiçoes politicas  em Portugal e na maioria dos paises europeus, o significado de relembrar os Valores de Abril  é ainda maior
jà  que os poderes politicos actuais sopram com mais força no sentido de fazer regredir o que de bom foi feito em prol dos cidadaos mais carenciados,
do Estado Social  e  das  proprias Liberdades e valores Fraternos e Solidarios.
 
A todos vo's   e  em especial aos meus compatriotas Conselheiros  e aos interpretes da cabina portuguesa, a minha saudaçao  Amiga. 
 
Entretanto , como dizemos em portugues e a vida nos ensina, nao hà bela sem senao. Tenho também que vos comunicar a tristeza do falecimento, a
noite passada, aqui na Belgica, de um jovelm  Deputado portugues ao Parlamento Europeu, Miguel Portas. Foi um democrata honrado, combativo e
solidario cuja memoria nos honra e nos serve de exemplo em  muitos aspectos.
 
Muito obrigado pelo tempo que me dispensaram."
 
 
Carlos Pereira Martins
                                                                                  

Sem comentários:

Enviar um comentário