quarta-feira, 13 de abril de 2011

                                                                                                                                                                                                                              
                                                       Joint  Mission
                     of  the  European  Economic and  Social Committee
       and the  Study Group  on  the  "Role of civil Society in FTA  EU-India"

                                                    20 - 24 Março  de  2011


                                                        Nova Dehli   -  India
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              Por : Carlos Pereira Martins, Membro  do  CESE  e  da  Missão  UE-India


Nesta Missão,  que  decorreu  de  20  a  24  de Março,  em  Nova Dehli,  e integrou  seis  Conselheiros  do  CESE,   tivemos  ocasião  de  reunir  com  as  organizações  da sociedade  civil  indiana,  dialogar  e  apreender   as  questões  que  se  colocam  na  participação  dos  vários  agentes  da  sociedade  civil  na  maior   democracia  do  mundo,    a  India. 

Foram  abordadas   a  evolução  recente  da   situação  económica,  a   demografia,   a  participação  dos  cidadãos  e  ,  em  particular,  das  mulheres  na  Sociedade  indiana,   a  pobreza  e  a  urgência    de  a  irradicar,  bem  como  a  evolução  dos  trabalhos  para  a  celebração  de  um  Free  Trad  Agreement  (FTA)  entre  a  UE  e  a  India.



A  Missão   começou  por  reunir  com  a  Delegação  da  UE   em  Nova  Dehli  tendo  sido  feito  um  balanço  dos  trabalhos  para  a  celebração  do  FTA, bem  como    das   principais   dificuldades  que  se  colocam  e  os  maiores  impactos  que  se  esperam,  designadamente  os  efeitos  na  industria  farmacêutica  e  no  pequeno  comercio  indiano  que  faz  parte do  grande  sector  da  chamada  Economia Informal  que,  na  India,  representa  uma  quota  extremamente  importante  da  actividade  económica  e,  como  tal,  da  oferta  de  emprego  e  criação  de  riqueza.




Num  país  com  uma  população  imensa  da  qual  cerca  de  40  milhões  de  pessoas   vivem  com  um  rendimento  diário  de  menos   de  30  cêntimos,  compreende-se  a  importância  do  sector  informal  da  economia   e  os  receios  dos  impactos  negativos  que  possam  fazer  perigar  os  equilíbrios  que  venham a   fazer  perigar  ainda  mais  estas  camadas  tão  vastas  da  população  que  vivem  no  limiar  da  pobreza  e da subsistência.
Parece-nos  importante  referir  que  o  contacto  com   estas  realidades  indianas   nos  fez  reflectir  sobre  a  própria  situação  nos  Estados  Membros,  na  UE.  A  constatação  e    contacto  directo  com   tão  amplas  bolsas  de  pobreza,  numa  altura  em  que  a  crise  económica  e  financeira  na  Europa  vão  dando  sinais  de  progressão   deste  fenomeno  em  Estados Membros  da UE,  faz  pensar  na  necessidade  de  se  proceder  a  um  rigoroso  "inquérito  sobre  a  pobreza"  nos  Estados  da  União,  como  forma  de,  com  tempo,  se  adoptarem  as  necessárias  medidas  de  combate  e  correcção  destes  desiquilíbrios  sociais.  é  alarmante  que,  com  a  evolução  recente  da  crise  económica,  tal  não  tenha  ainda  sido  feito.




Reunimos  ainda  quer  com  os  representantes  das  Associações  Patronais,   quer  com  os  representantes  das  Associações  Sindicais,  com  quem  discutimos  as  previsiveis  incidências  do  FTA.
  
Muito  interessante  e  ilucidativa  da  realidade  social  e  da  importância do   pequeno  comércio,  foi  o  encontro  com  os  representantes das  organizações  de  Artesanato,  Pequenas  e  Médias  Empresas (SMEs)  e  Vendedores  de  Rua,  que  incluiu  uma  visita  ao  mercado  de  rua  da Cidade  Velha  de  Dehli ,  a  chamada  visita  de  campo,   e uma  prolongada  reunião  com  estes  agentes.





A  Missão  foi  ainda  recebida na  residência  oficial  da  Senhora Embaixadora  da  UE,  Mrs D. Smadja,  que  agregou   um  vasto  numero  de  entidades  indianas  e  diplomaticas  europeias,  possibilitando  uma  troca  de  impressões alargada  e  informal,  com  os  Membros  da  Missão,   sobre  a  evolução  das  negociações  do   FTA.

Importante  também  foram,  ainda,    as  reuniões   com  os   representantes  das  Fundações  Europeias  presentes  em  Nova  Dehli  sobre  o  papel  e   a  intervençao  da  sociedade  civil  e  com  os  representantes  dos  sectores  agricola,   alimentar   e  da  saúde.





Muita  coisa  importante  ficou  na  memória  e  nos  apontamentos  dos  Membros  desta  Missão e  que,  por  certo,  farão  parte  dos   trabalhos  e  dos  estudos  próximos  no  Comité  Economico  e  Social  europeu.  Pela  força  e  brutalidade  com  que  me  atingiu,  a  geito  de  assinatura  deste  apontamento,  referirei  uma,  em  especial.
A  India  é  um  país   com  um  clima  extremamente  quente,  como  é  sabido.  Nestas  condições,  é  fundamentl,  para  a  manutenção  da  vida,  a  existência  e   consumo  de  sal  e  água.
O  sal  marinho  é,  pois,  crucial  para  a  vida  naquelas  paragens.
Pois  bem,  em  pleno  século  XX, um  dominador  europeu,  civilizado  e  universalmente  conceituado  povo  decretou  ,  para  si  próprio,  o  monopólio  da  extracção  de  sal!
Sob  a  liderança  de  Ghandi,   ocorreu  um  enorme   e  brutal  massacre  inglês  sobre   seres  humanos  indianos  que  apenas  decidiram  tirar ,  para  seu  consumo  absolutamente  imperioso  como  garantia  de  vida,  sal  do  Seu  Mar.




A  India é  grande, é  rica,  é  muito  pobre,  contrasta  imenso mas  faz  reflectir  até  que  ponto  é  necessário  ser  solidário,  partilhar  as  boas  práticas  de  cidadania,  valores éticos,  democracia,  direitos  humanos  e  vida  em  plural.  pluralidade  de  Culturas,  cores  da   pele  e  crenças,  como  forma  de  semear  e  fazer  crescer  os  Afectos  entre  as  pessoas  e  os  Povos. Esses  Afectos  tão  presentes  nos  olhos  das  crianças  e  das  pessoas  na  India.           
  

  


    

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