Como ultimo Presidente que fui da Assembleia Geral do C.F. "Os Belenenses", ex Presidente da AG da SAD, ex Presidente do Conselho Fiscal e actual Membro nato do Conselho Geral, não me escuso e talvez deva mesmo, pelos apelos que tenho tido de alguns Sócios e amigos, tornar pública a minha opinião sobre este
assunto criado por não Belenenses e alimentado por quem tem interesse em continuar a denegrir o que resta de bom no futebol português.
Em minha opinião,
não há nem houve um "caso Tonel". A haver, seria um "caso Equipa do Belenenses" e nunca de um qualquer Atleta, profissional e mais um de um conjunto que faz a actual Equipa Azul.
Tenho por todos os Atletas, Corpo técnico e dirigentes do meu clube, a máxima estima, consideração e confiança. Desde os jovens menos experientes, agora em lançamento nas lides do futebol de primeira liga, aos mais experientes,
todos me merecem cem por cento de confiança e credibilidade.
Aliás, como tenho dito por diversas vezes, os problemas do CF "Os Belenenses", nunca foram problemas de Técnicos ou Atletas, foram, sim, essencialmente e ao longo das últimas décadas, problemas estruturais do Clube, agora visivelmente mais resolvidos e com um passado recente muito positivo, o que muito apraz os Associados. É inegável o trabalho tão positivo e difícil de acreditar há três anos atrás, feito no plano desportivo, no futebol profissional, pelos dirigentes da SAD, Dr. Rui Pedro Soares á cabeça e José Luis ali no terreno.
Lidei de perto, ao longo de muitos anos com Técnicos tão diferenciados como Marinho Peres, Carlos Carvalhal, Augusto Inácio, João Carlos Pereira, Jorge Jesus, Jaime Pacheco, Marco Paulo, Mitchel Van der Gaag, Tuck, José Couceiro, José Mota, Lito Vidigal , Sá Pinto,etc.
Posso garantir publicamente que todos eles deram o melhor que sabiam, sofreram com as horas de menos felicidade que sempre aconteceram no nosso e em todos os clubes, festejaram com os sucessos alcançados. Jaime Pacheco foi um mártir de trabalho, apesar de muito contestado no final do seu trabalho. Foi extremamente dedicado e sério no seu trabalho. Couceiro foi igualmente sério e dedicado, ... Por TODOS eles, atravesso o meu nome.
Não sou tecnico de futebol, gosto de ver futebol, apenas, e não tenho competência para criticar métodos de trabalho. Mas posso atestar da seriedade de todos eles e do muito que deram, o que sabiam, no Restelo.
E o mesmo em relação aos Atletas. Não posso pensar, sequer, que alguma vez algum ou alguém faltaria á lealdade para com o Clube.
Ponto assente, 100% de Confiança na lealdade e Seriedade de todos os Atletas que vestem as nossas camisolas e dão o peito ao emblema honrado por Pepe, Matateu, Zé Pereira, Vicente Lucas, Di Pace e tantos outros.
Se fosse a pensar de outro modo, então, teria que ter erguido já a voz quando Ronaldo, Quaresma, Zidane ou Messi, falharam penaltis decisivos para a nossa Selecção ou para os seus Clubes.
Teria que ter erguido a voz, recentemente, no jogo com os polacos do Lech, que por acaso vi na tv em Varsóvia, quando um nosso Atleta falhou de forma que parecia impossível ( para as nuvens) o penalti que nos teria levado a um lugar impensável. É claríssimo que ele não pretendia nem quereria fazer "aquilo" !
É indubitável que se tratou de uma enorme precipitação e tremedeira do Atleta.
A corrigir, claro, mas sem a minima duvida que o jogador queria fazer o golo e o melhor.
No caso do jogo de Alvalade, foi um acto igualmente lamentável, uma enorme precipitação , azar ou o que lhe queiramos chamar. Agora, colocar qualquer tipo de mácula, de intenção sobre um Profissional, um nosso Atleta, com provas dadas em tantos Clubes e ao Serviço da Selecção das Quinas, nem de perto nem de longe pensar nisso !
Se alguma vez pudesse imaginar uma falta de lealdade de alguém para com o Clube, aí só me restaria, se fosse dirigente, participar ao Orgão competente da SAD, o conselho Fiscal e Disciplinar pedindo, como accionista que sou da Belenenses, SAD, a abertura de um inquérito.
E, tendo provas ou uma tão grande certeza como alguns comentadores desportivos, fazedores de "casos polémicos" parecem ter, teria que concluir que o Futebol nacional está tão sujo que só me restaria pedir a demissão dos cargos que ocupasse, ou, não sendo dirigente, deixar , de vez, de colocar os pés num recinto desportivo, tão conspurcado que estaria o desporto nacional.
Não é o caso, confio a 100% nos Atletas do nosso e dos outros Clubes, estou com eles, peço que não liguem nem se deixem afectar por provocações e vamos ao trabalho e ás Vitórias.
Mais, só me sento á mesa com pessoas que respeito e me respeitem. Não bajulo nem gosto de ser bajulado. Já dei suficientes provas claras disso no Clube.
Fica também um convite para lhes demonstrar o meu apreço e solidariedade: como no Balneário há um líder e nada lhe deve passar ao lado, Sá Pinto, Tonel, Carlos Martins e o Capitão Gonçalo Brandão, nascido e crescido no Restelo, ficam convidados para almoçar ou jantar comigo no dia que me digam. Com o compromisso de não se falar noutra coisa que não seja o que de bom já viveram e fizeram no meu e nosso Clube. Nada mais.
O futebol é, sobretudo, paixão e muita emoção. O que hoje é óptimo, se amanhã a bola não entrar, passa a ser mau. de lenço branco agitado. não vou nessas emoções espontâneas. Sou pela estabilidade, pelo trabalho continuado. claro que gostaria de continuar a ver no Clube o Murça, o Dr Miller, o Dr Alvaro Machado, o Luis Ferreira, o Marco Paulo, etc, etc, sem desprimor para quem lá está agora.. Mas, acontece que as opções dos dirigentes foram outras e, como tal, estou e apoio 100 % quem agora lá está. quero apenas ajudar e não criar mais problemas do que os que já há.
Custam-me imenso situações como as que já vivi no Restelo , por exemplo com o Paulo Sérgio : no ano a seguir aquele em que o paulo Sergio evitou a nossa descida, ao vencer o nosso rival nesa luta na ultima jornada e nós a perdermos o jogo, o Paulo foi recebido ao sair para o intervalo com um coro de impropérios e asneirolas. é que esse jogo não nos estava a correr bem... todo o passado, foi esquecido. Os resultados ditam os heróis e os bandidos , nesse momento....!
No futebol português temos grandes Clubes, a começar pelo CFB, o FC Porto, também Azul, o SL Benfica, o Sporting C.P., para além de todos ou outros que me merecem o mesmo apreço, simpatia e reconhecimento de dignidade pelo muito que fazem em prol da juventude, da formação de Homens e da sociedade.
É altura de, todos eles , sobretudo os com mais responsabilidades no futebol nacional, darem resposta clara a quem mais não faz do que lançar labéus á dignidade dos Clubes, dos Dirigentes, Técnicos e Atletas. Temos de saber respeitar todos e exigir ser respeitados.
O que se tem passado não é um ataque á dignidade de um Atleta. É um ataque cirúrgico e maldoso ao que ainda resta firme e de bom no Futebol Nacional.
É preciso dizer basta.
E é necessário ter bem presente que o Belenenses não se restringe ao futebol. o Belenenses é muito, muito mais do que isso.
O Belenenses são muitas modalidades, um clube com provas dadas de formação de jovens, de Homens com Valores e com espírito são e fraterno.