Todos os anos são atribuidos três Prémios da Sociedade Civil Europeia pelo Comité Económico
e Social Europeu.
As propostas de candidaturas das organizações a distinguir terão que ser apresentadas por um dos Membros/ conselheiro do CESE.
As propostas de candidaturas das organizações a distinguir terão que ser apresentadas por um dos Membros/ conselheiro do CESE.
Nunca uma organização portuguesa foi premiada e, este ano, motivado pela importância que as organizações que prestam tão preciosos apoios á comunidade e aos que se encontram em situações tão desesperadas quanto os sem abrigo, trabalhei já perto da hora limite, esta candidatura da CAIS.
O prémio monetário serão 10 mil euros mas penso que muito mais que isso, que, obviamente será importante, será o reconhecimento e credibilidade pública que ficarão mais a contar.
O Senhor Presidente do Conselho Económico e Social (CES) português, Dr. Silva Peneda, disponibilizou as instalações do CES para a realização da conferência de imprensa , no passado dia pa 27 de Novembro.
Penso que em muito poderá prestigiar quer o CES nacional, de que sou também conselheiro / Membro, quer o CNOP que represento no Comité Economico e Social Europeu (CESE).
Os Responsáveis pela CAIS serão convidados para a Plenária do CESE, em Bruxelas, de 12 de Dezembro, para receber o prémio .
O tema que presidiu á atribuição do Prémio Europeu da Sociedade Civil de 2012 foi " Inovar para uma Europa sustentável" e visou premiar a excelência de projectos e iniciativas inovadoras no campo da responsabilidade social e sustentabilidade de organizações que contribuem significativamente para promover a identidade, integração e cidadania europeias.
Tem especial significado pois a CAIS recebe o prémio no ano em que comemora 18 anos.
A CAIS tem presentemente vários projectos em curso. A Revista Cais, desde 1994, a Lavagem Auto, desde 2011, lançada no ambito do programa Capacitar Hoje; a CAIS Recicla, desde 2011, o Projecto Tradição Engraxadores, desde 2011, a CAIS Buy@work , desde 2012.
O lema da CAIS é " CAIS, Desperta Consciências "
O lema da CAIS é " CAIS, Desperta Consciências "
Afinal, não é todos os dias que organizações da Sociedade Civil, com um papel importantíssimo nestes tempos de crise e dificuldades extremas conseguem recompensa publica, ainda para mais a nível europeu.
A CAIS ficou entre as três premiadas, em segundo lugar e o reconhecimento europeu !
Com Saudações amigas,
Carlos Pereira Martins
Conselheiro - Member
Comité Economique et Social Européen (CESE)